Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito

No Dia Mundial da Água, Codesp comemora 100% de atendimento ao saneamento básico ao Porto de Santos

Codesp garante atendimento de 100% do tratamento de água e esgoto dos terminais da margem direita.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) comemora mais um Dia Mundial da Água com ótimo índice de atendimento ao saneamento básico do Porto de Santos e de qualidade da água do estuário. A Companhia garante o atendimento de 100% de tratamento de água e esgoto dos terminais da margem direita, no município de Santos, além de fornecer água potável para as instalações que operam granéis líquidos na Ilha do Barnabé, na área continental de Santos, localizada na margem esquerda. Os demais terminais da margem esquerda, localizados no município de Guarujá, são atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A Estação de Tratamento de Água ocupa uma área de 2.806 m² e possui uma capacidade de produção de 2.851 m³/dia. A captação da água bruta é feita através de um manancial superficial no Rio Trindade, na cota 89,5 m da Serra do Mar, em Bertioga, e é conduzida, por gravidade, através de tubulação, por uma extensão superior a 14 quilômetros, acompanhando as rodovias Rio-Santos e Cônego Domênico Rangoni, até a Ilha do Barnabé. A partir da Ilha, a água cruza, através de tubulação subaquática, o canal de navegação do Porto e chega à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no cais do Saboó. Dois reservatórios completam o sistema de distribuição. O consórcio Cembra/Gerconsult, responsável pelo funcionamento dessa estação, mantém equipes de Operação e Manutenção diária de todo o sistema.

O tratamento de esgoto dos terminais localizados na margem de Santos é feito por meio de estações elevatórias. Os efluentes são direcionados para a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no bairro do Macuco, onde passam por um processo de tratamento (lodo ativado por aeração prolongada) certifi¬cado pelos órgãos ambientais. Após esses procedimentos, os efluentes são lançados por gravidade no Estuário. Parte dos efluentes passa, ainda, por mais um processo de tratamento, para ser utilizado como água de reuso, podendo servir para lavagens de calçadas e ruas e rega de jardins, por exemplo.

A Codesp desenvolve, também, através de sua Superintendência de Meio Ambiente, programas de monitoramento da qualidade da água. Esses programas são decorrentes das obras de dragagem, reforço de cais e do naufrágio do batelão Valongo. Eles contemplam, no caso da dragagem, a realização de campanhas semestrais especificamente em cada trecho do canal de navegação (Trechos 1 ao 4) para avaliar a possíveis alterações na qualidade de água nas adjacências das operações das dragas. Nas obras de reforço do cais é verificado se as atividades não afetam a qualidade da água e no caso do batelão Valongo é feita coleta semestral de água em três pontos localizados próximos a área do naufrágio e em um ponto de controle localizado próximo ao morro do Xixová, objetivando verificar possíveis alterações na qualidade ambiental.

Além disso, a Codesp atua para garantir o adequado gerenciamento dos efluentes líquidos em áreas sob sua jurisdição, fiscalizando os terminais para garantir a adequada destinação dos efluentes líquidos gerados em função das operações portuárias. As vistorias são organizadas de forma estratégica pela área de Meio Ambiente da Companhia, com base nas estatísticas de ocorrências ambientais ao longo do Porto, priorizando áreas mais problemáticas.

A Codesp acompanha, também, com base nos padrões de qualidade estabelecidos na legislação vigente, os resultados das análises físico-químicas e microbiológicas que são realizadas pelo Consórcio Cembra-Gerconsult para monitorar a qualidade da água tratada na Estação de Tratamento de Água da CODESP, bem como dos efluentes tratados pela Estação de Tratamento de Esgoto que atende o Porto de Santos.

Fonte: Assessoria de Imprensa




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *