Search
11 setembro 2016
  • :
  • :
Portal de notícias de Logística e Comércio exterior
Match Center apresenta as casas de apostas que aceitam cartão de crédito
Expo scala

Vamos nos mexer!

O início de 2015 assustou com suas previsões pessimistas de alta de juros, dólar alto, inflação em espiral ascendente, poucos investimentos, poucas contratações…

Bem, se acontecer tudo isso de uma só vez em um curto espaço de tempo, vamos ter que ser bem criativos para manter nosso negócio vivo.

Mas e se não acontecer?

Vamos continuar reclamando como no começo de 2014, colocando neste prato de sangue novo que é a desindustrialização?

Puxa! Mas sobrevivemos ao ano de 2014!

Talvez tenhamos que monitorar mais e sermos mais negociadores em 2015. Isso significa acompanhar de perto os números da economia, e não só você, mas também sua equipe de gestores e pessoas do mercado que vem para somar, dar ideias e pensar no negócio em si. E negociar melhor! Sim é isso mesmo, negociar melhor!

Olhar de lado, para baixo, para cima, ouvir mais, ter calma e atenção, ser paciente, proativo, prático, criativo e ter sensibilidade para ficar no lugar ou levantar dele.

Olhar de lado é perceber que seu desempenho de vendas caiu na região X com a equipe Y. O que aconteceu?

Pouca comunicação, preços pouco competitivos, postura ditatorial ou falta de flexibilidade.

Se você monitora, tem informação em tempo real, e o diagnóstico lhe permite uma percepção mais firme do negócio. Esse conjunto de fatores vai lhe dar oportunidade de planejar e agir.

Para isso é preciso ter humildade, coragem e liderança. Uma mudança de rota em um setor da empresa pode deslocar toda base pessimista para o lado prático das coisas e acreditar que o mundo não vai acabar. O mercado pode ter encolhido, mas você pode até crescer nele, sabia disso?

Analise a fundo o segmento do seu negócio.

Você não deve se fixar no “vai dar tudo errado”. Repito, seja flexível, humilde, faça planos e os coloque em ação com rapidez.

Na verdade, muitas vezes, os problemas não são tão gigantes e perigosos como nós pensamos.

Invista com vigor, com estratégia, e de forma regular em seu negócio, em sua marca. As pessoas querem ver e fazer negócios com marcas que respeitam e são respeitadas, dinâmicas, ativas e com gente que gosta do que faz. Para reforçar, o jornal Folha de S. Paulo, edição de 15 de fevereiro de 2015, publicou uma relação de erros que as empresas devem evitar no ano de 2015, e um deles é: DESANIMAR – o ano difícil é aquele em que a presença do empresário se torna mais importante; não se deixe abater pelas notícias e esteja presente o quanto você puder.

Vamos nos mexer. O carnaval já passou e a vida continua!

Luiz Antonio Guimarães

Publicitário, consultor em comunicação e marketing




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *